SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Atitudes de profissionais da Oncologia diante da morte: revisão sistemáticaPalhaços-doutores e seus recursos defensivos: um estudo a partir do Questionário Desiderativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

COSTA, Antonia Érica Lemos da  e  SOUZA, Juciléia Rezende. Implicações psicossociais relacionadas à assistência à gestante com câncer: percepções da equipe de saúde. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 100-122. ISSN 1516-0858.

O número de casos de câncer durante a gravidez tem aumentado, impondo desafios aos profissionais no momento da tomada de decisão terapêutica. Para conhecer a vivência de profissionais da saúde durante a assistência às gestantes com câncer, desenvolveu-se pesquisa descritiva de caráter exploratório com o objetivo de identificar reações emocionais, estratégias utilizadas na tomada de decisão e percepção sobre o trabalho em equipe. Utilizou-se entrevista estruturada (survey online), respondida por 06 médicos, 07 enfermeiros, 18 psicólogos, 03 assistentes sociais, 01 fonoaudiólogo, 02 terapeutas ocupacionais e 02 fisioterapeutas. Após análise dos dados, verificou-se maior dificuldade emocional no primeiro contato com a gestante, no momento do repasse de informações e durante a discussão de caso em equipe. Emoções positivas, como empatia e compaixão, também permearam os diferentes momentos avaliados. Para lidar com o contexto assistencial, a maioria buscava informação na literatura científica e suporte dos seus pares e da equipe multidisciplinar. Os resultados confirmaram que a equipe tende a ter dificuldades emocionais ao longo da assistência às gestantes com câncer, o que poderia ser minimizado caso recebessem treinamento para lidar com momentos de comunicação difícil e para trabalhar em equipe multidisciplinar.

Palavras-chave : neoplasias; gravidez de alto risco; equipe de assistência ao paciente; psico-oncologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License