SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Implicações psicossociais relacionadas à assistência à gestante com câncer: percepções da equipe de saúdeO olhar da psicologia sobre demandas emocionais de pacientes em pronto atendimento de hospital geral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

MOURA JUNIOR, Miguel Matos de; GODOY, Bárbara Spina Donadio de  y  MEDEIROS, Danuta. Palhaços-doutores e seus recursos defensivos: um estudo a partir do Questionário Desiderativo. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 123-144. ISSN 1516-0858.

O presente estudo propôs analisar e avaliar os recursos defensivos de palhaços-doutores atuando em hospitais e como reagem diante da morte e do luto daqueles institucionalizados. Colaboraram com a pesquisa 20 palhaços que realizam trabalhos voluntários em hospitais da região metropolitana de São Paulo. Dados foram coletados por meio de questionário para caracterização da amostra e aplicação do Questionário Desiderativo (QD), entre os meses de maio e junho de 2016. O Questionário Desiderativo mostrou ser uma ferramenta inteligente para acessar recursos defensivos, bem como a dinâmica, funções, impulsos e sanções egóicas dos sujeitos, diante da natureza dessa ferramenta que coloca o sujeito para negar vida humana e identificar-se com outro ser, e, assim, como ele lida diante da pulsão de morte. Os resultados apontam que a natureza do conteúdo presente, tanto no discurso, como nas catexias do QD, indica que os doutores-palhaços enfrentam desafios que vão além do fazer rir e do brincar. Os recursos egóicos usados para lidar com a ansiedade e a angústia aparentam maior resistência em grande parte da amostra. Considera-se importante que os voluntários realizem acompanhamento terapêutico para que o trabalho continue em um ambiente que lida com características pouco permissivas para a atividade lúdica.

Palabras clave : questionário desiderativo; hospital; avaliação psicológica; psicologia da saúde; psicanálise.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License