SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Palhaços-doutores e seus recursos defensivos: um estudo a partir do Questionário DesiderativoA perspectiva do paciente sobre a experiência de internação em UTI: revisão integrativa de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

LEITE, Kauane Linassi; YOSHII, Tatiane Pedroso  y  LANGARO, Fabíola. O olhar da psicologia sobre demandas emocionais de pacientes em pronto atendimento de hospital geral. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 145-166. ISSN 1516-0858.

O Pronto Atendimento é porta de entrada de pacientes acometidos por acidentes ou enfermidades inesperadas. Estar neste ambiente e deparar-se com a doença podem levar o indivíduo a apresentar demandas emocionais, enquanto experiência do sofrimento que poderá ser alvo de cuidados da equipe. Esta pesquisa objetivou compreender possíveis demandas emocionais em pacientes hospitalizados em pronto atendimento e pensar sobre possibilidades de atuação da psicologia nesse campo. Foi desenvolvida pesquisa qualitativa por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram reunidos em categorias de análise de conteúdo, a partir das demandas emocionais apresentadas pelos participantes: demandas emocionais provenientes da hospitalização, anteriores à hospitalização e possíveis geradoras do adoecimento físico. Em relação à primeira categoria, verificaram-se sentimentos de ansiedade frente à espera por procedimentos e diagnósticos, ao afastamento das atividades cotidianas e medo do prognóstico. A propósito das demandas anteriores à hospitalização, foram observados conflitos familiares e lutos. Por fim, foram identificados casos em que os pacientes indicavam uma estreita vinculação do seu sofrimento emocional ao adoecimento orgânico. A partir dos dados, confirma-se a importância do cuidado integral ao indivíduo hospitalizado, considerando-se as demandas de cuidado emocional observadas nos participantes, indicando ainda a contribuição da atuação da Psicologia no Pronto Atendimento.

Palabras clave : psicologia hospitalar; demanda; pronto socorro.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License