SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2O olhar da psicologia sobre demandas emocionais de pacientes em pronto atendimento de hospital geral"Eu não brigo, eu engulo": contribuições de um grupo terapêutico para pacientes obesos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GOMES, Ana Gélica Alves  e  CARVALHO, Maria Fernanda de Oliveira. A perspectiva do paciente sobre a experiência de internação em UTI: revisão integrativa de literatura. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 167-185. ISSN 1516-0858.

A internação em uma UTI pode representar, para o paciente, um momento significativamente estressor dadas as especificidades dessa unidade, marcada pelo alto nível tecnológico e fatores eliciadores de reações emocionais adversas. Nesse sentido, realizou-se esse trabalho com o objetivo de, a partir de uma revisão integrativa de literatura, discutir a percepção e respostas emocionais de pacientes adultos ao seu período de internação em UTI. Foram utilizadas as bases de busca Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), através da utilização de combinações dos seguintes descritores: Patients and Perception and Intensive Care Units. Foram selecionados 11 artigos completos redigidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, publicados entre 2007 e 2017. Os artigos foram caracterizados e analisados. Foram levantadas três categorias temáticas: fatores negativos percebidos pelos pacientes, fatores positivos percebidos pelos pacientes, propostas de intervenção no ambiente da UTI. Considera-se, então que a UTI é percebida de modo ambíguo pelos pacientes, podendo ser caracterizada de modo mais positivo a partir de uma atenção receptiva da equipe de saúde.

Palavras-chave : unidade de terapia intensiva; pacientes hospitalizados; percepção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License