SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A perspectiva do paciente sobre a experiência de internação em UTI: revisão integrativa de literaturaO uso de álcool antes e após o transplante hepático: estudo com pessoas transplantadas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

MAGALHAES, Karla de Souza; MARQUES, Roberta Sá Fortes  y  COUTINHO, Fernanda Corrêa. "Eu não brigo, eu engulo": contribuições de um grupo terapêutico para pacientes obesos. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 186-202. ISSN 1516-0858.

Introdução: a obesidade é uma doença crônica de grande incidência mundial e considerada pela Organização Mundial de Saúde como grave problema de saúde pública. É desafio dos profissionais de saúde encontrar técnicas que auxiliem na adesão ao tratamento para redução de peso. Objetivo: discutir aspectos emocionais e comportamentais associados à manutenção do tratamento da obesidade crônica. Método: relato de pesquisa de grupo terapêutico para pacientes portadores de obesidade conduzido por três psicólogas de um hospital universitário do município do Rio de Janeiro. O grupo foi composto por seis pacientes do sexo feminino, com idades entre 40 e 60 anos. Inicialmente, todas passaram por entrevista de triagem individual e, em seguida, participaram de cinco encontros em grupo, com atividades que propiciaram reflexão sobre questões como autoestima, percepção da imagem corporal, recaídas e identificação de fatores emocionais ligados ao descontrole alimentar. Resultado: as participantes da pesquisa demonstraram boa adesão à modalidade de trabalho em grupo. As atividades propostas foram bem recebidas e cada pessoa conseguiu encontrar um espaço de fala e de acolhimento. Conclusão: Grupos terapêuticos de apoio a pacientes obesos podem ser um diferencial na adesão ao tratamento multiprofissional da obesidade e devem ser incluídos em projetos de apoio a essa população.

Palabras clave : obesidade; aspectos psicológicos; grupo terapêutico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License