SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2"I do not fight, I swallow": contributions of a therapeutic group for obese patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ROCHA, Heidmilene Gonçalves  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. O uso de álcool antes e após o transplante hepático: estudo com pessoas transplantadas. Rev. SBPH [online]. 2018, vol.21, n.2, pp. 203-223. ISSN 1516-0858.

O transplante hepático visa restabelecer a saúde e a qualidade de vida do paciente, sendo que nos casos que decorrem de etiologia alcoólica, o procedimento exige ao menos seis meses de abstinência antes da cirurgia e total após o transplante. O estudo exploratório visou analisar a percepção de transplantados sobre o uso do álcool antes e após o transplante. Participaram oito pacientes do sexo masculino, de um centro transplantador de Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise de conteúdo a partir de entrevistas semiestruturadas. Foram identificadas três categorias − beber antes do transplante, beber depois do transplante e recaída alcoólica −, a partir de duas condições: recaída e não recaída. Houve predomínio de percepções sobre a família como principal fonte de suporte social, tanto para cessar o uso do álcool quanto para a manutenção desse comportamento. Conflitos familiares foram identificados como fator de risco para recaída alcoólica.

Keywords : transplante hepático; recaída; alcoolismo; psicologia da saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License