SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Vicissitudes da experiência laborativa de enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

BAIAO, Darli Chahine; MACIEL, Regina Heloisa  y  SANTOS, João Bosco Feitosa dos. É possível falar em colaboração nos hospitais brasileiros?: Uma revisão integrativa da literatura. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 05-27. ISSN 1516-0858.

A prática de ações colaborativas em hospitais parece ser uma tendência que busca adequar os serviços e atendimentos às exigências do mundo atual. Este trabalho objetivou investigar de que modo a colaboração, nos diversos contextos, está sendo utilizada em hospitais brasileiros. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura no portal CAPES por meio dos descritores: "Hospital+Colaboração", "Hospital+Colaborativo" e "Hospital+Equipes", nos anos de 2006-2016. Após análise rigorosa, os 39 artigos foram divididos, conforme aproximações, em cinco categorias: equipe, inovação, gestão, liderança e colaboração. Posteriormente, utilizou-se o software IRAMUTEQ para análise das partes das publicações. Os estudos sobre colaboração são escassos e, apesar do reconhecimento da importância, ainda são apenas um ideal nos hospitais brasileiros. Nos estudos analisados, o termo colaboração em hospitais é utilizado em um sentido muito amplo, não representando o conceito presente na literatura internacional.

Palabras clave : hospital colaborativo; colaboração; equipes de saúde; revisão integrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License