SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Is it possible to talk about collaboration in Brazilian hospitals?: An integrative literature review(Im)Possibilities to interprofessional acting of the multiprofessional residents in hospital context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

ROSA, Raíssa Ramos da  and  QUIROGA, Carolina Villanova. Vicissitudes da experiência laborativa de enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 28-50. ISSN 1516-0858.

O trabalho profissional ocupa uma posição de valorização na contemporaneidade, apresenta-se como central na vida do sujeito e possui inegável importância identitária. A partir dos pressupostos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicanálise, este estudo tem como objetivo compreender as especificidades da experiência laboral de enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) brasileiras. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2008 e 2017 indexados nas bases de dados BVS, SciElo, LILACS e PsycINFO. Constatou-se a presença de estressores próprios do âmbito em questão e a existência de uma amplitude de tarefas exigidas aos profissionais. Observou-se também a lacuna que se apresenta entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivo, sendo necessário que o sujeito mobilize suas capacidades criativas para fazer frente aos impasses impostos pela realidade. Assim, percebeu-se a necessidade de lançar um olhar cuidadoso para o profissional da enfermagem a fim de que este possa cuidar de si e exercer efetivamente suas práticas de cuidado, considerando a mutualidade de cuidados como princípio ético fundamental. Propõe-se como intervenção a promoção de grupos de encontros que permitam a elaboração das experiências do trabalho em UTIN e promovam o cuidado com o profissional cuidador.

Keywords : cuidados de enfermagem; unidades de terapia intensiva; saúde do trabalhador; psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License