SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1É possível falar em colaboração nos hospitais brasileiros?: Uma revisão integrativa da literatura(Im)Possibilidades de atuação interprofissional dos residentes multiprofissionais em contexto hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

ROSA, Raíssa Ramos da  e  QUIROGA, Carolina Villanova. Vicissitudes da experiência laborativa de enfermeiros de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 28-50. ISSN 1516-0858.

O trabalho profissional ocupa uma posição de valorização na contemporaneidade, apresenta-se como central na vida do sujeito e possui inegável importância identitária. A partir dos pressupostos teóricos da Psicodinâmica do Trabalho e da Psicanálise, este estudo tem como objetivo compreender as especificidades da experiência laboral de enfermeiros em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) brasileiras. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos publicados entre os anos de 2008 e 2017 indexados nas bases de dados BVS, SciElo, LILACS e PsycINFO. Constatou-se a presença de estressores próprios do âmbito em questão e a existência de uma amplitude de tarefas exigidas aos profissionais. Observou-se também a lacuna que se apresenta entre o trabalho prescrito e o trabalho efetivo, sendo necessário que o sujeito mobilize suas capacidades criativas para fazer frente aos impasses impostos pela realidade. Assim, percebeu-se a necessidade de lançar um olhar cuidadoso para o profissional da enfermagem a fim de que este possa cuidar de si e exercer efetivamente suas práticas de cuidado, considerando a mutualidade de cuidados como princípio ético fundamental. Propõe-se como intervenção a promoção de grupos de encontros que permitam a elaboração das experiências do trabalho em UTIN e promovam o cuidado com o profissional cuidador.

Palavras-chave : cuidados de enfermagem; unidades de terapia intensiva; saúde do trabalhador; psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License