SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Vicissitudes of nurses' work experience in Neonatal Intensive Care UnitsFictional narratives in Pain and Palliative Care: the construction of Ateliê Jardim de Histórias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

GONDIM, Andressa Alencar  and  PINHEIRO, Joana Angelica Marques. (Im)Possibilidades de atuação interprofissional dos residentes multiprofissionais em contexto hospitalar. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 51-71. ISSN 1516-0858.

Neste trabalho abordaram-se os limites e possibilidades de atuação interprofissional da equipe de residentes multiprofissionais de uma residência integrada em saúde no contexto hospitalar. Realizou-se uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa e natureza exploratória, cujos dados foram coletados mediante entrevistas aplicadas com os residentes do hospital de prática, versando sobre o cuidado ao paciente crítico cardiopulmonar. Organizaram-se os resultados coletados em três categorias, a saber: compreensão de multiprofissionalidade e interprofissionalidade; atuação dos residentes no contexto hospitalar; e estratégias para um cuidado integral. Os participantes da pesquisa relacionaram o conceito dos termos à importância da comunicação e troca de conhecimento entre os profissionais, consideraram que a divisão de trabalho no hospital interfere na atuação interprofissional e apontaram o trabalho conjunto, visão ampliada e embasamento científico como estratégias para um cuidado integral.

Keywords : saúde pública; residência não médica; hospital.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License