SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1(Im)Possibilidades de atuação interprofissional dos residentes multiprofissionais em contexto hospitalarCuidados paliativos em terapia intensiva: a ótica da equipe multiprofissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

KIERNIEW, Janniny Gautério; FROHLICH, Cláudia Bechara  e  MOSCHEN, Simone Zanon. As narrativas ficcionais na Dor e Cuidados Paliativos: a construção do Ateliê Jardim de Histórias. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 72-90. ISSN 1516-0858.

Este texto apresenta as considerações iniciais de uma pesquisa-intervenção realizada em um hospital geral do município de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Trata-se da elaboração dos primeiros passos metodológicos de um dispositivo intitulado Ateliê Jardim de Histórias. A partir do campo da experiência, nosso objetivo é consolidar uma pesquisa que, apoiada nas discussões teóricas advindas da psicanálise de Freud e de Lacan, assim como dos campos da arte e da educação, possa indicar caminhos para a formação continuada em saúde. O estudo objetiva discutir o papel do trabalho com a ficção, como forma de extensão das condições narrativas daqueles que se ocupam de pacientes do Setor de Dor e Cuidados Paliativos.

Palavras-chave : psicanálise; hospital; arte; ficção; formação continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License