SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1As narrativas ficcionais na Dor e Cuidados Paliativos: a construção do Ateliê Jardim de HistóriasEnvelhecimento e doença crônica: uma análise da autonomia decisória de pacientes idosos com Mieloma Múltiplo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LIMA, Anabel Saboia de Souza; NOGUEIRA, Graziela Sousa  e  WERNECK-LEITE, Cibele Dayana de Souza. Cuidados paliativos em terapia intensiva: a ótica da equipe multiprofissional. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 91-106. ISSN 1516-0858.

Existem demandas para Cuidados Paliativos (CP) em diversos cenários hospitalares, com destaque para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Objetivou-se verificar a percepção do conceito de Cuidados Paliativos a partir da ótica dos profissionais de saúde atuantes em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de um estudo qualitativo, no qual participaram 21 profissionais de saúde atuantes em UTI de um hospital Público do Distrito Federal. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico e entrevista semiestruturada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram quatro eixos temáticos, sendo as categorias mais frequentes: 1) Eixo temático "Conceito de CP": sem prognóstico (n = 15) e qualidade de vida (n = 14); 2) "Fatores que favorecem os CP": demanda de CP (n = 3) e recursos tecnológicos (n = 2); 3) "Fatores que dificultam os CP": problemas na comunicação (n = 11) e falta de conhecimento (n = 6); 4) "Sugestões para a implementação dos CP": capacitação (n = 13) e melhorias na comunicação (n = 4); e protocolo de CP (n = 3). O presente estudo corrobora com a literatura acerca da percepção limitada do conceito de CP por profissionais intensivistas, apontando a necessidade de capacitação.

Palavras-chave : cuidados paliativos; unidade de terapia intensiva; equipe de saúde multiprofissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License