SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Cuidados paliativos em terapia intensiva: a ótica da equipe multiprofissionalManifestações corporais do sofrimento psíquico: psicossomática em contexto de pronto-socorro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

DI MENEZES, Nayara Ruben Calaça  e  LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de. Envelhecimento e doença crônica: uma análise da autonomia decisória de pacientes idosos com Mieloma Múltiplo. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 107-126. ISSN 1516-0858.

O crescente envelhecimento da população e o consequente aumento do diagnóstico de doenças crônicas ilustra a importância de estudos sobre o envelhecimento e a autonomia na tomada de decisões sobre a terapêutica adotada. A proposta deste trabalho foi analisar a percepção de idosos(as) com Mieloma Múltiplo acerca da sua autonomia durante o tratamento realizado no ambulatório de hematologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. Os dados foram gerados por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco pacientes em tratamento onco-hematológico, que permitiram a construção de cinco principais eixos norteadores para a análise do material, sendo eles: (1) Caracterização da população; (2) Conhecimento e informações sobre o diagnóstico; (3) Mudanças provocadas pelo adoecimento; (4) Equipe de saúde e autonomia do paciente; e (5) Vontade de desistir do tratamento. Conclui-se que embora as informações sobre o diagnóstico e tratamento não apareçam no discurso dos pacientes de maneira efetiva, os participantes consideram que sua autonomia decisória é validada durante o tratamento.

Palavras-chave : autonomia; envelhecimento; neoplasia; psicologia da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License