SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Aging and chronicle disease: analysis of decision-making autonomy of elderly patients with Multiple MyelomaImpact of microcephaly on the fraternal subsystem through family testing: case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MILHORIM, Thaís Kristine  and  COSTA NETO, Sebastião Benício da. Manifestações corporais do sofrimento psíquico: psicossomática em contexto de pronto-socorro. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 127-153. ISSN 1516-0858.

Manifestações psicossomáticas referem-se à expressão de conflitos e angústias por meio de sintomas corporais, após a superação da capacidade de assimilação mental. O objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica dos aspectos psicológicos em pacientes que chegam à unidade de um Pronto-Socorro, e em como esses aspectos podem estar relacionados à eclosão e/ou ao curso de um adoecimento. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem clínico-qualitativa, que utiliza como recurso metodológico o estudo-série de casos. Participaram do estudo dois pacientes de um hospital de nível terciário. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise Fenomenológica Interpretativa (AFI). A partir da consideração acerca dos casos descritos, foram elencadas sete categorias para discussão, sendo: dimensão do luto; histórico de perdas; rede de apoio; estruturas psicológicas e estratégias de enfrentamento; lida com a dimensão psicossomática; relação com o ambiente hospitalar; e rede de saúde. Foi possível considerar a relevância dos aspectos psicológicos na manifestação e curso dos sintomas corporais, destacando-se a necessidade de compreender e evidenciar aspectos subjetivos associados aos sintomas.

Keywords : psicossomática; urgência; pronto-socorro; somatização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License