SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Manifestações corporais do sofrimento psíquico: psicossomática em contexto de pronto-socorroA internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARATA, Ana Luiza Santos Ramalho Beirão et al. Impacto da microcefalia no subsistema fraterno por meio do teste da família: estudo de caso. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 154-171. ISSN 1516-0858.

O aumento no número de casos de crianças com microcefalia no Nordeste do Brasil gerou um estado de alerta diante da proliferação do Zika Vírus. A microcefalia é uma má-formação que impede o desenvolvimento adequado. Segundo o Ministério da Saúde (2018), entre 2015 e 2018, foram confirmados 3.267 casos de alterações no desenvolvimento por infecção de Zika Vírus no Brasil, sendo o maior volume no Nordeste devido ao clima quente que favorece a proliferação do vírus. Pode-se compreender que a chegada de uma criança com microcefalia traz a necessidade de reconfiguração em todo o sistema familiar e, consequentemente, em mudanças na rotina e nas relações entre os seus membros, gerando demandas especificas para a equipe de saúde. O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto que uma criança com microcefalia causa no subsistema fraterno e a repercussão deste fenômeno na relação materna.

Palavras-chave : malformação congênita; teste do desenho da família; relações familiares; intervenção precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License