SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Impacto da microcefalia no subsistema fraterno por meio do teste da família: estudo de casoSatisfação familiar nos cuidados intensivos avaliada por meio do FS-ICU 24 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AZEVEDO, Elisa Cardoso; HEMESATH, Tatiana Prade  e  OLIVEIRA, Viviane Ziebell de. A internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternas. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 172-194. ISSN 1516-0858.

O estudo investigou, através de narrativas pessoais, como mães que tiveram filhos internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), em situação de doença aguda e grave, subjetivaram esta experiência. Participaram 5 mães de crianças, previamente hígidas, que tiveram uma internação em UTIP de um hospital terciário de Porto Alegre, por episódio de doença aguda e grave. Entrevista narrativa foi realizada como método de coleta de dados e análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados revelaram 7 categorias temáticas que emergiram a partir das narrativas das mães. Dentre estas, destacam-se o impacto da hospitalização na UTIP, as estratégias protetivas pós-alta hospitalar e as repercussões da experiência na mãe. Conclui-se que as narrativas, como método de entrevista, adquiriram um caráter terapêutico, proporcionando para as mães a oportunidade de ressignificar a experiência traumática de ter tido um filho internado em uma UTIP, em situação de doença aguda e grave.

Palavras-chave : mães; narrativas pessoais; unidade de terapia intensiva pediátrica; doença aguda.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License