SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A internação de um filho em unidade de terapia intensiva pediátrica: narrativas maternasRede social significativa no processo gestacional: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MADUREIRA, Daniela Soares; PARREIRAS, Paula Sampaio; PEREIRA, Vanessa Rosa  e  HOURI, Luciana Filgueiras. Satisfação familiar nos cuidados intensivos avaliada por meio do FS-ICU 24. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 195-215. ISSN 1516-0858.

A pesquisa investigou a satisfação dos familiares dos pacientes internados no centro de terapia intensiva (CTI) Pós-Operatório, em um hospital público de grande porte. Foram avaliados fatores relacionados aos cuidados prestados pela equipe multidisciplinar ao paciente e a família, além da participação desses na tomada de decisões referente ao tratamento prestado. O estudo foi realizado em 2017, através de uma metodologia descritiva-transversal de abordagem mista, por meio da aplicação do questionário FS-ICU 24 e entrevista. Os resultados foram submetidos à análise estatística descritiva e inferencial e análise de conteúdo. Evidenciou-se a influência de fatores relacionados à comunicação equipe-família, como um dos principais fatores em relação a satisfação com os cuidados prestados no CTI. Concluiu-se que é necessário criar estratégias que aperfeiçoem a frequência da comunicação com os familiares, atentando-se para lapsos presentes no discurso e angústias do familiar na unidade de tratamento intensivo, favorecendo maior conhecimento das necessidades e expectativas destes e as práticas elegidas da Política Nacional de Humanização.

Palavras-chave : centro de terapia intensiva; família; cuidados; satisfação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License