SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Satisfação familiar nos cuidados intensivos avaliada por meio do FS-ICU 24O pré-natal psicológico como um modelo de assistência durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MAFFEI, Bruna; MENEZES, Marina  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Rede social significativa no processo gestacional: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 216-237. ISSN 1516-0858.

Este estudo objetivou caracterizar a produção científica nacional e internacional acerca da rede social significativa de mulheres no processo gestacional. Foram realizadas buscas de publicações entre 2013 e 2018, por meio das bases de dados PubMed, Web of Science, PsycINFO e Biblioteca Virtual em Saúde, a partir da combinação dos descritores pregnant women, pregnancy, high risk pregnancy, social network e social support. São 28 estudos que compõem o corpus de análise deste artigo. Os resultados evidenciaram a falta de conceituação e clareza dos termos utilizados, a importância do parceiro e do apoio emocional deste na constituição da maternidade e o apoio social como fator de proteção para sintomas depressivos pré e pós-natal. Sugere-se o desenvolvimento de estudos com as pessoas que integram a rede social significativa das gestantes, assim como pesquisas que acompanhem as mudanças na rede durante a gravidez e no período pós-natal.

Palavras-chave : rede social; apoio social; gravidez; cuidado pré-natal; família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License