SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Rede social significativa no processo gestacional: uma revisão integrativaFatores promotores do vínculo mãe-bebê no puerpério imediato hospitalar: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista da SBPH

versión impresa ISSN 1516-0858

Resumen

BENINCASA, Miria; ROMAGNOLO, Adriana Navarro; JANUARIO, Bruna Setin  y  HELENO, Maria Geralda Viana. O pré-natal psicológico como um modelo de assistência durante a gestação. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 238-257. ISSN 1516-0858.

A gestação é um momento que propicia grandes transformações no que diz respeito aos aspectos fisiológicos, psicológicos, sociais e familiares. Do ponto de vista psicológico, essas transformações estão relacionadas à existência de conflitos presentes neste período, como ansiedade, culpa, medo e sentimentos de ambivalência. A presente pesquisa tem como objetivo descrever a contribuição de um programa de Pré-Natal Psicológico durante a gestação. A pesquisa-ação serviu de base para este trabalho, considerando a correlação entre a produção de conhecimento em torno da maternidade e a intervenção sobre ela. Os instrumentos utilizados foram: entrevista semiestruturada, questionário sociodemográfico e de saúde da gestante, Ficha Materno Confidencial e análise de conteúdo. Os dados foram analisados e discutidos à luz da literatura. Foi possível constatar que os conflitos, medos e ansiedades inerentes a este período podem ser prevenidos ou enfrentados, pois o trabalho em grupo possibilita estas mudanças. Neste sentido, o Pré-Natal Psicológico se configura como um importante programa de apoio, ora para as mulheres - compartilhando experiências - ora para o casal - preparando estes para a chegada do bebê.

Palabras clave : intervenção psicológica; gravidez; maternidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License