SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Psychological prenatal as a model of assistance for pregnancyGame usage as a therapeutic resource during children hospitalization period author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SILVA, Brenda Albuquerque Adriano da  and  BRAGA, Liliane Pereira. Fatores promotores do vínculo mãe-bebê no puerpério imediato hospitalar: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 258-279. ISSN 1516-0858.

O vínculo mãe-bebê é caracterizado por abranger as dimensões das emoções, dos sentimentos e comportamentos. Este vínculo, quando construído de forma segura, poderá fornecer à criança um desenvolvimento biopsicoafetivo saudável. Torna-se relevante entender os aspectos que contribuem para a construção do vínculo durante o puerpério, pois o mesmo é um período crítico para o desenvolvimento do apego. O puerpério é vivido inicialmente dentro do hospital, o qual oferece a assistência especializada necessária, podendo também desenvolver ações que favoreçam o vínculo mãe-bebê. Dessa forma, o presente estudo buscou investigar os fatores promotores de vínculo mãe-bebê no hospital. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, obtendo-se trabalhos das seguintes bases de dados online: LILACS, Pubmed e Scielo. Após os critérios de inclusão e exclusão, chegou-se ao total de 4 artigos. Após a análise de conteúdo e categorização dos dados, formaram-se três classes: primeiro contato entre mãe-bebê; aleitamento materno e vínculo mãe-bebê; e ambientação na maternidade. Os dados encontrados mostraram a importância do ambiente hospitalar para a promoção do vínculo entre a díade e de ações humanizadas voltadas para tal população.

Keywords : relações mãe-filho; período pós-parto; maternidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License