SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1O pré-natal psicológico como um modelo de assistência durante a gestaçãoA utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Brenda Albuquerque Adriano da  e  BRAGA, Liliane Pereira. Fatores promotores do vínculo mãe-bebê no puerpério imediato hospitalar: uma revisão integrativa. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 258-279. ISSN 1516-0858.

O vínculo mãe-bebê é caracterizado por abranger as dimensões das emoções, dos sentimentos e comportamentos. Este vínculo, quando construído de forma segura, poderá fornecer à criança um desenvolvimento biopsicoafetivo saudável. Torna-se relevante entender os aspectos que contribuem para a construção do vínculo durante o puerpério, pois o mesmo é um período crítico para o desenvolvimento do apego. O puerpério é vivido inicialmente dentro do hospital, o qual oferece a assistência especializada necessária, podendo também desenvolver ações que favoreçam o vínculo mãe-bebê. Dessa forma, o presente estudo buscou investigar os fatores promotores de vínculo mãe-bebê no hospital. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, obtendo-se trabalhos das seguintes bases de dados online: LILACS, Pubmed e Scielo. Após os critérios de inclusão e exclusão, chegou-se ao total de 4 artigos. Após a análise de conteúdo e categorização dos dados, formaram-se três classes: primeiro contato entre mãe-bebê; aleitamento materno e vínculo mãe-bebê; e ambientação na maternidade. Os dados encontrados mostraram a importância do ambiente hospitalar para a promoção do vínculo entre a díade e de ações humanizadas voltadas para tal população.

Palavras-chave : relações mãe-filho; período pós-parto; maternidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License