SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Promoting factors on mother-baby bonding in immediate puerperium in the hospital: integrative literature reviewReflections on the experiences of the child with cancer in face of death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

GIAXA, Ana Cláudia Merchan et al. A utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 280-305. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições do uso do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa sobre o tema do uso do jogo no contexto hospitalar. Constatou-se que o lúdico faz parte do contexto da infância. E o jogo, especificamente, é um dos recursos que pode ser utilizado para estratégias de intervenção psicológica onde regras são necessárias, visto que é uma atividade estruturada e auxilia na compreensão do momento atual da criança, no contexto do adoecimento e torna os efeitos decorrentes da hospitalização menos desagradáveis, amenizando o desajuste emocional. Sugere-se novos estudos sobre as especificidades do uso de jogos como recurso terapêutico no contexto hospitalar, já que foram encontradas mais publicações sobre o uso do jogo como recurso terapêutico em consultório.

Keywords : psicologia; criança hospitalizada; jogo; ludoterapia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License