SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Fatores promotores do vínculo mãe-bebê no puerpério imediato hospitalar: uma revisão integrativaReflexões sobre vivências da criança com câncer diante da morte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GIAXA, Ana Cláudia Merchan et al. A utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 280-305. ISSN 1516-0858.

O presente estudo teve como objetivo identificar as contribuições do uso do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criança. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, exploratória e qualitativa sobre o tema do uso do jogo no contexto hospitalar. Constatou-se que o lúdico faz parte do contexto da infância. E o jogo, especificamente, é um dos recursos que pode ser utilizado para estratégias de intervenção psicológica onde regras são necessárias, visto que é uma atividade estruturada e auxilia na compreensão do momento atual da criança, no contexto do adoecimento e torna os efeitos decorrentes da hospitalização menos desagradáveis, amenizando o desajuste emocional. Sugere-se novos estudos sobre as especificidades do uso de jogos como recurso terapêutico no contexto hospitalar, já que foram encontradas mais publicações sobre o uso do jogo como recurso terapêutico em consultório.

Palavras-chave : psicologia; criança hospitalizada; jogo; ludoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License