SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Game usage as a therapeutic resource during children hospitalization periodPsychology in the context of care production according to the perception of people with cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

BARBATO, Karin Barrera de Almeida; ANTUNES, Katia Rodrigues  and  LOURENCO, Maria Teresa Cruz. Reflexões sobre vivências da criança com câncer diante da morte. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 306-327. ISSN 1516-0858.

A morte é um assunto pouco discutido na sociedade atual, constituindo-se em um verdadeiro tabu. E se é difícil falar de morte entre os adultos, a tarefa torna-se mais complexa quando envolve as crianças, já que infância e morte são duas realidades que parecem contraditórias. Este pensamento torna difícil a elaboração desse conceito em crianças que convivem diretamente com a possibilidade de morte, como a criança com câncer. Esta pesquisa consiste de uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de compreender como as crianças com câncer vivenciam a possibilidade de morte, inseridas numa sociedade que nega este assunto, e de identificar as possíveis repercussões para sua dinâmica pessoal e social diante deste cenário. Foram criadas três categorias temáticas como eixos norteadores do trabalho: a criança e a morte; compreensão da criança com câncer sobre a morte; e como a criança se expressa e se comunica com o adulto sobre a morte. Considera-se que crianças possuem conhecimento sobre a morte e que se faz importante proporcionar um espaço de comunicação para a criança expressar seus sentimentos e elaborar o momento vivenciado.

Keywords : morte; criança; comunicação; câncer.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License