SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A utilização do jogo como recurso terapêutico no processo de hospitalização da criançaA Psicologia no contexto de produção do cuidado segundo a percepção de pessoas com doença oncológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BARBATO, Karin Barrera de Almeida; ANTUNES, Katia Rodrigues  e  LOURENCO, Maria Teresa Cruz. Reflexões sobre vivências da criança com câncer diante da morte. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 306-327. ISSN 1516-0858.

A morte é um assunto pouco discutido na sociedade atual, constituindo-se em um verdadeiro tabu. E se é difícil falar de morte entre os adultos, a tarefa torna-se mais complexa quando envolve as crianças, já que infância e morte são duas realidades que parecem contraditórias. Este pensamento torna difícil a elaboração desse conceito em crianças que convivem diretamente com a possibilidade de morte, como a criança com câncer. Esta pesquisa consiste de uma revisão narrativa da literatura com o objetivo de compreender como as crianças com câncer vivenciam a possibilidade de morte, inseridas numa sociedade que nega este assunto, e de identificar as possíveis repercussões para sua dinâmica pessoal e social diante deste cenário. Foram criadas três categorias temáticas como eixos norteadores do trabalho: a criança e a morte; compreensão da criança com câncer sobre a morte; e como a criança se expressa e se comunica com o adulto sobre a morte. Considera-se que crianças possuem conhecimento sobre a morte e que se faz importante proporcionar um espaço de comunicação para a criança expressar seus sentimentos e elaborar o momento vivenciado.

Palavras-chave : morte; criança; comunicação; câncer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License