SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Reflections on the experiences of the child with cancer in face of death author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

PIRES, Raphaella Alves et al. A Psicologia no contexto de produção do cuidado segundo a percepção de pessoas com doença oncológica. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.1, pp. 328-348. ISSN 1516-0858.

Considerado problema de saúde pública, o câncer traz uma sobrecarga emocional ao paciente e aos familiares, podendo tornar-se gatilho para distúrbios psicológicos. A psicologia está inserida em um meio interprofissional que visa, através de uma equipe integrada e um olhar abrangente que vai além da doença, contemplar a pessoa com doença oncológica e todo o meio que a cerca. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção depessoas com doença oncológica, em um hospital de grande porte de Salvador-Bahia, acerca da inserção do psicólogo nas equipes interprofissionais e as repercussões de suas funções na produção de cuidado. Método: configura-se como estudo de campo com abordagem qualitativa exploratória. Foi realizada entrevista semiestruturada, diário de campo e análise documental. Participantes: 14 pacientes internados por pelo menos 5 dias. Através da Análise Institucional de Lourau, foram identificados analisadores acerca do objetivo proposto e formuladas categorias. Resultados: os usuários demonstraram dificuldade em reconhecer o psicólogo enquanto parte da equipe, mas conseguem descrever suas funções e percebem como positivas as repercussões da sua atuação no cuidado produzido. Foi enfatizada a importância da inserção do psicólogo no contexto da interprofissionalidade, bem como de estudos que valorizem o olhar do usuário na área da saúde.

Keywords : atuação; equipe de assistência ao paciente; oncologia; assistência integral à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License