SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issuePsychoanalysis and Hospital: a rigorous practiceListening to the patient at end-of-life care: between biomedical ethics and subject ethics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

MORETTO, Maria Lívia Tourinho. Psicanálise e hospital hoje: o lugar do psicanalista. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 19-27. ISSN 1516-0858.

Este trabalho parte do princípio de que o que define o caráter analítico de uma prática não é o lugar onde ela se realiza, mas é o lugar de onde o operador da Psicanálise faz ato.Nesse sentido, convém dar ênfase ao fato de que quando estamos falando de Psicanálise e Hospital, estamos falando do lugar do psicanalista. Esse lugar não é um lugar dado a priori, e precisa ser construído em cada experiência, de um modo tal que ele, o psicanalista, possa operar. Há três pontos que convém destacarmos para nossa reflexão, neste trabalho: 1) sobre a presença do pensamento psicanalítico no campo da saúde; 2) sobre o potencial transformador da presença do psicanalista no hospital: a entrada e a inserção; e 3) sobre os efeitos da presença do psicanalista na instituição, dando ênfase às consequências e aos problemas decorrentes dessa inserção. Concluímos que, se podemos falar dos efeitos da psicanálise nas instituições de saúde é porque eles evidenciam que o potencial transformador da presença do psicanalista no referido campo não fica sem consequências quando da sua interlocução com os demais campos de saber, pois é o modo pelo qual ele responde (ou não) às demandas a ele dirigidas, sustentando as diferenças discursivas, que possibilita (ou não) a construção do lugar do analista, a realização e os efeitos de seu trabalho na instituição de saúde.

Keywords : psicanálise; hospital; psicanalista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License