SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialPsicanálise e hospital hoje: o lugar do psicanalistaPsicanálise no hospital? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

LAMARE, Renata de; CASTRO-ARANTES, Juliana  e  LO BIANCO, Anna Carolina. A escuta do paciente em cuidados ao fim de vida: entre a ética biomédica e a ética do sujeito. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 28-43. ISSN 1516-0858.

Neste artigo analisamos o papel do profissional de saúde diante dos pacientes sob cuidados paliativos oncológicos. Uma visão protocolar é revisada, associada à ponderação das singularidades identificadas em cada situação. Procura-se analisar questões como o grau de mediação da equipe de saúde nas internações hospitalares e o lugar da escuta das singularidades de cada caso, com suas consequentes incidências sobre os recursos oferecidos pelo saber estabelecido, objetivando a melhoria dos atendimentos realizados. Através da contemplação dos principais sintomas apresentados e da relação das características referentes a esse período, foi possível traçar linhas de conduta introduzidas e mantidas pela equipe de saúde, fornecendo condições para que o sujeito possa tomar um lugar na própria vida, resgatando sua biografia diante o inexorável fim que se aproxima.

Palavras-chave : cuidado paliativo; escuta; cuidados ao fim de vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License