SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialA escuta do paciente em cuidados ao fim de vida: entre a ética biomédica e a ética do sujeitoA clínica e a pesquisa psicanalítica no hospital universitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SCHNEIDER, Venicius Scott. Psicanálise no hospital?. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 44-61. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho está composto por duas partes. A primeira apresenta uma discussão sobre o exercício da psicanálise na instituição hospitalar, partindo da constatação de que tal prática ainda convoca fortes interrogações sobre sua viabilidade nesse contexto. Especialmente tendo em vista as objeções de operar em um espaço em que a dominância discursiva estaria mais pautada no discurso universitário e do mestre, onde a demanda relativa a um trabalho psicanalítico não estaria propriamente colocada e as condições para o setting analítico estariam inviabilizadas ou pelo menos restringidas. A partir da problematização de proposições apresentadas sobre a impossibilidade da psicanálise no hospital e as consequências dessa premissa, desenvolvem-se as perspectivas de um trabalho de escuta clínica orientado em direção ao impossível. Conclui-se nessa parte do texto que o exercício desse discurso somente é viável desde um referencial ético, fundamentando-se na proposição de uma abertura visando dar lugar à manifestação da singularidade de cada um. A segunda parte apresenta a fundamentação e articulação de duas linhas diretivas: a da medicina, desde a leitura da tela "Medicina" de Klimt, e a psicanalítica, que situa o lugar da medicina a partir da perspectiva lacaniana.

Palavras-chave : psicanálise; hospital; clínica; ética; impossível.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License