SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialPsicanálise no hospital?Reflexões sobre a clínica psicanalítica em um ambulatório de especialidades médicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SANTOS, Niraldo de Oliveira. A clínica e a pesquisa psicanalítica no hospital universitário. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 62-73. ISSN 1516-0858.

O exercício da clínica psicanalítica no hospital permite afirmar que se trata de um locus privilegiado para o convite à fala: encontro com o real, surpresa, ameaça narcísica e mal-estar diante da finitude, abrindo um campo vasto para a atuação do psicanalista. Este trabalho discute as especificidades da prática psicanalítica em Hospital Escola e enfatiza a ética da psicanálise de orientação lacaniana na clínica e na pesquisa atualmente. O grande desafio do psicanalista que atua em instituições marcadas pela articulação do discurso da ciência com o discurso capitalista reside em apresentar uma produção que se diferencie radicalmente da produção de objetos de consumo em larga escala. A psicanálise nesse contexto pode produzir pesquisas contundentes por meio do exemplo paradigmático e tratar de sujeitos gravemente afetados pelo gozo mortífero em seus corpos.

Palavras-chave : psicanálise; Lacan; hospital universitário; prática clínica; pesquisa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License