SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialA clínica e a pesquisa psicanalítica no hospital universitárioA psicanálise está em toda parte, e os psicanalistas, em outro lugar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

RUA, Cristiana Rodrigues. Reflexões sobre a clínica psicanalítica em um ambulatório de especialidades médicas. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 74-88. ISSN 1516-0858.

No presente trabalho são abordadas as particularidades de uma prática orientada pela Psicanálise no ambulatório de um hospital público que realiza procedimentos de alta complexidade. Neste contexto são realizadas as ditas "avaliações psicológicas", que podem representar para o psicanalista um momento precioso de escuta e intervenção. Nota-se ao longo do percurso na instituição como uma intervenção que tem como disparador o encaminhamento médico pode se transformar em uma futura demanda de análise. Há certas especificidades nesta prática, especialmente no que se refere ao viés institucional e suas repercussões na escuta. Trata-se de um contexto em que nos deparamos com múltiplas transferências que demandam diferentes manejos. Com o objetivo de fundamentar teoricamente esta prática, é realizado um breve percurso por alguns dos "Artigos sobre Técnica" de Freud (1911-1915 [1914]/1994) e por textos de psicanalistas contemporâneos. O percurso apresentado traz alguns elementos para uma reflexão a respeito das possibilidades do trabalho analítico no contexto do referido ambulatório.

Palavras-chave : hospital; avaliação psicológica; clínica psicanalítica; psicologia hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License