SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialReflexões sobre a clínica psicanalítica em um ambulatório de especialidades médicasPrática psicanalítica em enfermaria de pediatria: possibilidades, desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SWINERD, Monica Marchese. A psicanálise está em toda parte, e os psicanalistas, em outro lugar. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 89-102. ISSN 1516-0858.

O presente artigo consiste em um relato de experiência sobre a prática psicanalítica em um hospital, em sua relação com a medicina, tendo como eixo a pergunta sobre o que é um psicanalista no hospital. O que permite dizer que há um psicanalista em uma equipe multidisciplinar e o que pode um psicanalista operar com seu ato, o ato analítico? Essas são algumas questões que procuraremos abordar nesse trabalho, visando apresentar o que podem ser os efeitos de uma psicanálise aplicada no hospital, o que significa, em última instância, pensar no ato analítico no campo da medicina, bem como nos discursos que operam nessas diferentes funções.

Palavras-chave : psicanálise; medicina; hospital; câncer; ato analítico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License