SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialPrática psicanalítica em enfermaria de pediatria: possibilidades, desafiosContribuições da psicanálise à medicina: grupo com residentes em um programa de cancerologia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AGUIAR, Helena Carneiro  e  BODANESE, Paloma Louzada. Atendimento psicológico durante o pré-natal de risco: ameaça de aborto e hospitalização prolongada. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 116-132. ISSN 1516-0858.

O presente estudo tem o intuito de demonstrar a importância do acompanhamento psicológico durante a hospitalização prolongada devido à gestação de risco. A gestação é um período de intensas transformações físicas e psíquicas para a mulher. Abordaremos um estudo de caso de paciente com incompetência (ou insuficiência) istmocervical (IIC), que permaneceu internada por 90 dias em unidade semi-intensiva de uma maternidade particular. A partir do diagnóstico de gestação de risco, houve a necessidade de a gestante permanecer internada, em repouso absoluto com o intuito de evitar um aborto tardio ou um parto prematuro. Articulando conceitos de Winnicott, com alguns autores contemporâneos, pensaremos o medo de perder o bebê, a angústia, a negação da realidade e a impotência, presentes durante todo o período de internação. É fundamental o acolhimento da gestante pelo serviço de psicologia para que, através de um espaço de fala, possa externar seus sentimentos e elaborá-los.

Palavras-chave : gestação de risco; hospitalização prolongada; atendimento psicológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License