SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 special issuePsychological care during prenatal attendance: abortion threaten and long-term hospitalizationPsychoanalysis applied with professionals in a hospital institution, the affections and the real dimension of the Other author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

FAGUNDES NETTO, Marcus Vinícius Rezende  and  KERNKRAUT, Ana Merzel. Contribuições da psicanálise à medicina: grupo com residentes em um programa de cancerologia clínica. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 133-156. ISSN 1516-0858.

Em nossa atuação em uma unidade de internação oncológica nos deparamos frequentemente com o sofrimento dos médicos, que fazem parte do programa de residência em cancerologia clínica de nosso hospital. Dificuldades com o manejo da transferência/contratransferência, precipitadas na relação médico-paciente, a queda dos ideais com relação ao saber, bem como o sentimento de impotência decorrente da impossibilidade curativa do tratamento oncológico geralmente fazem-se presentes nas interconsultas ou, de maneira menos evidente, em produções sintomáticas e acting-outs. Assim, a criação de um grupo, como um espaço de elaboração para tais questões, foi a estratégia de intervenção proposta à coordenação do programa de residência. A partir disso, temos dois objetivos com esse artigo: a) delinear e discutir os temas que se precipitam e se repetem no trabalho em grupo; e b) apresentar o trabalho desenvolvido, discutindo suas estratégias técnicas, metodológicas e teóricas. Utilizamos o diário metapsicológico e a análise de discurso de orientação lacaniana como método de registro e análise das vinhetas clínicas apresentadas. Observamos, através de nosso trabalho, não apenas uma minimização do sofrimento dos residentes médicos, mas também efeitos em sua formação, naquilo que diz respeito ao lugar dado a subjetividade e à transferência na clínica médica.

Keywords : psicanálise; medicina; transferência; formação médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License