SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialContribuições da psicanálise à medicina: grupo com residentes em um programa de cancerologia clínicaA escuta psicanalítica no núcleo perinatal: o processo de ser mãe como uma construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

OLIVEIRA, Flavia Lana Garcia de; SANTOS, Tania Coelho dos; DIAS, Mariana de Sá Freire Medrado  e  CARVALHO, Patrícia Barros de. Psicanálise aplicada com profissionais em uma instituição hospitalar: os afetos e a dimensão real do Outro. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 157-173. ISSN 1516-0858.

Este artigo constituiu-se com base no relato de experiências de psicanálise aplicada, desenvolvido no escopo de um projeto de pesquisa coordenado pela Profa. Tania Coelho dos Santos e financiado pelo CNPq. Trata-se do desenvolvimento de um dispositivo clínico-institucional para abordar os impasses psíquicos de funcionários que nos permitiram elucidar e intervir em conflitos individuais e coletivos em uma instituição hospitalar. Nos dias de hoje, o hospital enquanto instituição, assim como a instituição familiar, já não contam com as referências tradicionais. Estas se desestabilizaram e assumiram novas formas. Atuar neste ambiente institucional nos exigiu revelar como funcionam a hierarquia, a autoridade simbólica, assim como as fantasias de filiação e pertencimento em tempos pós-modernos marcados pela hegemonia do capitalismo de consumo.

Palavras-chave : psicanálise aplicada; hospital geral; orientação para o real.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License