SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialPsicanálise aplicada com profissionais em uma instituição hospitalar: os afetos e a dimensão real do OutroHospital e psicanálise: a atuação do psicólogo em um ambulatório de Pediatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUGGENHEIM, Ester Susan; GUIMARAES, Laudy Gabriele Pereira  e  PINHEIRO, Aline Monteiro. A escuta psicanalítica no núcleo perinatal: o processo de ser mãe como uma construção. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 174-185. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho pretende destacar o lugar da psicanálise em uma enfermaria de gestantes de alto risco no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), apontando o quanto a experiência da maternidade se coloca de forma singular para cada mulher. A partir de fragmentos de casos clínicos e contribuições da psicanálise, articulações como feminino, mito da maternidade e o processo do ser mãe, serão feitas no decorrer do artigo. Seguiremos o estudo afirmando a multiplicidade na experiência do "ser mãe" e basearemos esse ponto com os discursos de pacientes que vivenciam a maternidade em sua singularidade o que aponta para um inesperado na relação mãe-bebê.

Palavras-chave : psicanálise; maternidade; alto risco; singularidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License