SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialA escuta psicanalítica no núcleo perinatal: o processo de ser mãe como uma construçãoConsiderações sobre a prática clínica em uma enfermaria de psiquiatria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

WENDLING, Michelle Menezes; SANTOS, Fernanda Barbosa dos; SILVA, Talita Barbosa da  e  MOREIRA, Amanda da Silva. Hospital e psicanálise: a atuação do psicólogo em um ambulatório de Pediatria. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 186-204. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste trabalho é discutir a atuação do psicólogo residente que, orientado pela teoria psicanalítica, exerce sua prática no ambulatório de pediatria de um hospital universitário. Para tanto, faremos uma breve leitura histórica do nascimento do hospital como instituição médica e das transformações propostas pelo SUS nesse tipo de dispositivo. Discutiremos a inserção da psicanálise nesse quadro, bem como traremos fragmentos clínicos de atendimentos com crianças. Interessa-nos abordar as contribuições e a singularidade da psicanálise na "prática entre vários" nos dispositivos do SUS. Neles, a dimensão ética da psicanálise torna-se também política e evidencia-se na sustentação dos vazios de saber como possibilidade de movimento, de novos discursos nas instituições.

Palavras-chave : ambulatório; atendimento a crianças; psicanálise; hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License