SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialConsiderações sobre a prática clínica em uma enfermaria de psiquiatriaPsicanálise e prática multidisciplinar no hospital: clínica e transmissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

CASTILHO, Glória  e  FIDELIS, Renata de Oliveira. Psicanálise e hospital universitário hoje. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 224-239. ISSN 1516-0858.

O presente texto aborda questões em torno da inserção da Psicanálise no ambulatório Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), unidade docente assistencial do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), vinculado à Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UnATI/UERJ), tanto no que tange à relação com a equipe de saúde, quanto à supervisão clínica e institucional, desenvolvida pelas psicólogas que trabalham neste setor, junto às residentes de Psicologia. A inserção em um Hospital Universitário hoje situa, sobretudo, dois significantes: saúde e universidade, fortemente ancorados no progresso da ciência tecnológica. A partir destes significantes, busca-se indicar especificidades recolhidas através da escuta de pacientes reconhecidos pela equipe como "idosos", termo que não expressa as particularidades que aparecem na clínica com estes sujeitos. No entanto, é muito presente na fala destes sujeitos uma incidência de efeitos advindos de perdas importantes e usualmente concomitantes, que podem abrir a necessidade de um trabalho de luto.

Palavras-chave : psicanálise; hospital universitário; velhice; trabalho de luto; supervisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License