SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número especialPsicanálise e prática multidisciplinar no hospital: clínica e transmissão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

BRUNHARI, Marcos Vinícius. Dispositivos de eficácia: impasses para a Psicanálise no Hospital. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.spe, pp. 252-265. ISSN 1516-0858.

Lacan (1966/2001) indica a presença de uma organização industrial, externa ao campo da saúde, como fornecedora de subsídios científicos e tecnológicos, cuja incidência gera a problemática que se constrói com a introdução de medidas de controle quantitativo da eficácia terapêutica. Os modelos de mensuração de eficácia, ao indicarem as constantes estatísticas a serem constatadas em um processo de pesquisa científica, convocam a evidência de sucesso como condição indispensável e essa organização exigirá certa produtividade dos trabalhadores da área. Com o objetivo de questionar a ressonância de tais exigências de eficácia sobre a prática clínica no âmbito hospitalar, sustenta-se que os índices da prática assistencial correspondem ao que se destaca como dispositivo de eficácia. Diante disso, fomenta-se a discussão sobre como o lugar da psicanálise no hospital é atravessado por uma vertente política que implica aspectos clínicos e institucionais de uma prática.

Palavras-chave : avaliação de eficácia; psicanálise; psicologia hospitalar; Lacan, J..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License