SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Gestantes de alto risco em alta hospitalar qualificada: personalidade, estilo de vida e vivências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MIYAZAKI, Carolina Mastelini Amorim; CORDEIRO, Silvia Nogueira; ALMEIDA, Rebeka Pessoa de  e  VERCEZE, Flávia Angelo. Vivência da gestação e parto de alto risco: uma reflexão a partir do referencial psicanalítico. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 04-24. ISSN 1516-0858.

A gestação e puerpério são períodos de transição na vida da mulher, podendo ocorrer reorganizações psíquicas em que conteúdos arcaicos ligados a sua história podem ser reativados. O objetivo deste estudo foi conhecer as vivências de mulheres, da gestação, do parto via cesariana e do puerpério imediato numa maternidade pública do norte do Paraná, referência em atendimento a gestantes de alto risco. A pesquisa realizada teve caráter descritivo, de natureza qualitativa, caracterizada como pesquisa de campo. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise temática de conteúdo- leituras sucessivas do material coletado -, do diário de campo e avaliação pelos pares. Os resultados apontaram que a maioria destas mulheres utilizaram-se do corpo orgânico como uma via de expressão do sofrimento psíquico, desencadeados ou agravados na gestação. Também esteve presente nos relatos a expectativa do encontro com o bebê, permeada pela preocupação materna com o estado físico da criança, associada ao medo da morte. Tais aspectos destacam a importância do acolhimento psicológico, e de uma escuta diferenciada, que para além das questões do corpo-organismo, reconheça a subjetividade das mulheres.

Palavras-chave : gestação; cesariana; maternidade; psicanálise; saúde da mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License