SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Gestantes de alto risco em alta hospitalar qualificada: personalidade, estilo de vida e vivênciasA Contação de Histórias e a humanização no hospital: vivências de profissionais da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MARCIANO, Rafaela Paula; EVANGELISTA, Patrícia Gonçalves  e  AMARAL, Waldemar Naves do. Grupo de mães em UTI neonatal: um espaço de escuta e intervenção precoce em psicanálise. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 48-67. ISSN 1516-0858.

O nascimento de um bebê prematuro é marcado pelo trauma do nascimento de risco e pode trazer prejuízos na maternidade, afetando a relação mãe-bebê. A intervenção psicológica na unidade neonatal implica em ajudar os pais a construir suas próprias articulações sobre o evento traumático e a construir estratégias para se vincular ao bebê. O objetivo desse trabalho foi analisar a função do grupo de mães em uma UTI neonatal enquanto um dispositivo de escuta e de construção de uma narrativa subjetiva sobre o bebê. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, fundamentada na Psicanálise. Participaram da pesquisa quinze mães de bebês prematuros, frequentadoras assíduas do grupo de mães. Foram realizadas dozes sessões grupais e, a partir do discurso das participantes, foram elaboradas seis categorias: conflitos com a equipe, dificuldades com a amamentação, dificuldades da permanência hospitalar, retrocessos e evolução do bebê, a rede de apoio durante a hospitalização e sentimentos e expectativas para alta hospitalar. Os resultados apontaram que o grupo pode ser um espaço de resgate da competência da função materna e de sustentação de um lugar simbólico para o bebê.

Palavras-chave : nascimento prematuro; psicanálise; intervenção precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License