SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Grupo de mães em UTI neonatal: um espaço de escuta e intervenção precoce em psicanáliseProjeto UTI Visitas: ideias e percepções de familiares sobre a visita ampliada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Ana Carolina de Moraes  e  SEI, Maíra Bonafé. A Contação de Histórias e a humanização no hospital: vivências de profissionais da saúde. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 68-89. ISSN 1516-0858.

A Política Nacional de Humanização almeja a formação de coletivos em prol de transformações na saúde. O SensibilizArte, projeto de extensão universitária, se configura como uma dessas formações, intermediada por recursos expressivos, como a Contação de Histórias. Nesse âmbito, objetivou-se investigar o uso da Contação de Histórias na humanização da formação e do cuidado em saúde a partir da experiência de cinco profissionais de diferentes áreas da saúde que integraram o SensibilizArte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada a partir de entrevistas semidirigidas e utilizando-se da análise de conteúdo para análise dos dados. Os resultados apontam para a importância do trabalho multidisciplinar, a necessidade de construção de uma relação próxima com o paciente e a importância do protagonismo para uma atuação em saúde humanizada. Discute-se como as vivências do projeto permanecem na prática profissional posterior, a partir do paralelo entre o cotidiano do trabalho em saúde e o projeto de extensão, visto que as atividades possibilitaram experiências práticas no cenário da saúde, por meio do lúdico. Observou-se, ademais, a influência da Contação de Histórias na prática profissional dos participantes, auxiliando na interação paciente e equipe de saúde e servindo de amparo para uma prática humanizada.

Palavras-chave : contação de histórias; humanização; recursos expressivos; clínica ampliada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License