SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A Contação de Histórias e a humanização no hospital: vivências de profissionais da saúdePROCOPE-H: Uma proposta de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

WRZESINSKI, Andressa; BENINCA, Ciomara Ribeiro Silva  e  ZANETTINI, Angélica. Projeto UTI Visitas: ideias e percepções de familiares sobre a visita ampliada. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 90-108. ISSN 1516-0858.

A unidade de terapia intensiva é um ambiente complexo e estressante que articula doença grave e a necessidade de cuidados intensivos com o afastamento da família. Neste sentido, a política de visitação ampliada se apresenta como uma possibilidade de humanizar o atendimento. Este trabalho descreve a experiência e a percepção da assistência de dez parentes que tiveram a oportunidade de permanecer junto ao seu familiar internado na UTI, por até doze horas consecutivas. Eles integram o Projeto UTI Visitas, com a implementação da visita familiar ampliada em hospitais brasileiros. As entrevistas semiestrutradas foram transcritas e analisadas fenomenologicamente. Os resultados revelam que o desconforto e a angústia dos familiares em testemunhar o sofrimento e a possibilidade de morte dos parentes pode ser complicado pela falta de acolhimento da equipe que fomenta a sensação de estranhamento e inutilidade dos visitantes. Em contrapartida, se acolhidos e orientados, os familiares acreditam contribuir com ganhos terapêuticos significativos promovendo o bem-estar geral do paciente. Conclui-se que a ampliação da permanência das visitas deve se dar mediante a um processo psicoeducativo que abranja não só os pacientes e seus familiares, mas também o compromisso institucional com a qualificação e a saúde mental da equipe responsável por realizá-lo.

Palavras-chave : unidades de terapia intensiva; psicologia clínica da saúde; hospitalização; assistência clínica ampliada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License