SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Projeto UTI Visitas: ideias e percepções de familiares sobre a visita ampliadaCuidados paliativos em oncologia pediátrica: perspectivas de profissionais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

AMARAL, Jodi Dee Hunt Ferreira do  e  ENUMO, Sônia Regina Fiorim. PROCOPE-H: Uma proposta de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentes. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 109-127. ISSN 1516-0858.

Quando crianças e adolescentes são hospitalizados, podem ocorrer prejuízos no desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Compreender como o processo de enfrentamento/coping ocorre pode ajudar as intervenções. Este estudo apresenta o Programa de Promoção do Coping da Hospitalização (PROCOPE-H), com cinco sessões, contendo oito recursos - três jogos, duas atividades e três livros, Protocolo de Sentimentos antes e após sessão e Inventário de Satisfação do Usuário. Foram aplicados o Instrumento de Avaliação do Brincar no Hospital adaptado (ABHa), Escala de Coping da Hospitalização, Adoecimento e Tratamento (COPHAT-CA) especialmente elaborada, e Escala de Coping da Hospitalização (COPE-H), para subsidiar a seleção dos recursos da intervenção e avaliar o PROCOPE-H. Os responsáveis responderam um protocolo sociodemográfico, o COPHAT-P (versão pais) e o COPE-H-Pais. Para verificar sua adequação, o PROCOPE-H foi aplicado em sete crianças/adolescentes hospitalizados (4 meninas; 6-14 anos). Estes apresentaram maiores médias em Confiança em voltar para a escola (M = 4,5), Saber expressar e controlar sentimentos (M = 4,25), Confiança para enfrentar os procedimentos (M = 4,25), Aprendizagem (M = 4,0), Confiança para enfrentar a internação (M = 4,0); todos relataram Confiança para enfrentar os efeitos do tratamento. O PROCOPE-H foi bem avaliado pelos participantes, sendo considerado como uma intervenção promissora.

Palavras-chave : coping; hospitalização; intervenção; crianças; adolescentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License