SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2PROCOPE-H: Uma proposta de intervenção no coping da hospitalização em crianças e adolescentesA função do psicólogo no pronto-socorro: a visão da equipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GUEDES, Amanda Kamylle Cavalcanti; PEDROSA, Ana Paula Amaral; OSORIO, Mônica de Oliveira  e  PEDROSA, Thais Ferreira. Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: perspectivas de profissionais de saúde. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 128-148. ISSN 1516-0858.

Introdução: O câncer é caracterizado como a primeira causa de morte por doença em crianças e adolescentes, necessitando de diferentes intervenções e terapêuticas. Objetivo: Compreender de que forma a equipe de saúde do setor de oncologia pediátrica de um Hospital-Escola da cidade do Recife percebe o trabalho realizado com pacientes, crianças e adolescentes, em cuidados paliativos. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com doze profissionais da instituição, sendo a amostra realizada por conveniência e saturação. Os dados foram coletados por meio de questionários sociodemográficos e entrevistas individuais semiestruturadas, gravadas em áudio e submetidas posteriormente à técnica de Análise de Conteúdo. Resultados e Discussão: Foram organizados quatro eixos temáticos, sendo eles: 1) Formação e capacitações em cuidados paliativos; 2) Sentimentos vivenciados pelos profissionais; 3) Estratégias de coping diante da paliação e 4) Dificuldades experienciadas na enfermaria de oncologia pediátrica. Os resultados evidenciam que os participantes têm entendimento sobre a paliação, porém necessitam ampliar sua preparação técnica e emocional para trabalhar com os pacientes em cuidados paliativos. O estudo seguiu as orientações da resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), tendo um compromisso ético com os participantes.

Palavras-chave : cuidados paliativos; oncologia; pediatria; equipe de assistência ao paciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License