SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Cuidados paliativos em oncologia pediátrica: perspectivas de profissionais de saúdeEnvelhecimento bem-sucedido e estratégias de seleção, otimização e compensação em idosos com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SILVA, Pollyane Lisita da; NOVAIS, Marina Rodrigues  e  ROSA, Isabela de Oliveira. A função do psicólogo no pronto-socorro: a visão da equipe. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 149-169. ISSN 1516-0858.

A pesquisa objetivou investigar como é vista a prática do Psicólogo Hospitalar no pronto-socorro de um hospital de urgências de Goiânia sob a ótica de psicólogos, médicos e enfermeiros lotados nesse setor. Utilizou-se o método de entrevista breve estruturada, com uma pergunta padrão: gostaria que você detalhasse, por favor, quais são as principais funções do psicólogo aqui no pronto-socorro. A amostra total foi de 153 participantes. Os resultados encontrados foram categorizados segundo método de análise de conteúdo. A hipótese de que não houvesse satisfatório conhecimento, clareza e convergência sobre a prática do psicólogo entre os profissionais médicos e enfermeiros foi parcialmente confirmada. Verificou-se discrepâncias na compreensão sobre o atendimento específico da psicologia e falta de conhecimento sobre a prática do psicólogo. Entretanto, no que se refere às atividades de atendimento direto ao paciente e acompanhantes, mediação e suporte de comunicação, bem como trabalho multidisciplinar, observou-se conhecimento partilhado pela equipe médica e de enfermagem acerca das principais atribuições do psicólogo no pronto-socorro. Espera-se que tal pesquisa possa servir de comparativo e nortear outras atividades em prontos-socorros Brasil afora. Além disso, enseja-se que haja replicação do estudo para que leve à maior integração de dados e delineamento da prática.

Palavras-chave : psicologia hospitalar; pronto-socorro; multiprofissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License