SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A função do psicólogo no pronto-socorro: a visão da equipeMedidas de conforto ou distanásia: o lidar com a morte e o morrer de pacientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

SOUTO, Jéssica Faria  e  OLIVEIRA, Ronny Kurashiki. Envelhecimento bem-sucedido e estratégias de seleção, otimização e compensação em idosos com câncer. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 170-188. ISSN 1516-0858.

Entende-se como envelhecimento bem-sucedido a compensação, por parte do idoso, das suas capacidades reduzidas em função do envelhecimento normal. O presente estudo investigou sobre o envelhecimento bem-sucedido em idosos acometidos pelo câncer e conheceu as estratégias de seleção, otimização e compensação (SOC) adotadas. Oito idosos atendidos em um hospital oncológico na região sul do país participaram do estudo, no qual se utilizou o Mini Exame do Estado Mental, um questionário fechado e uma entrevista semiestruturada. Na análise dos dados, foram comparadas a vivência do paciente antes e depois da doença e as informações coletadas foram interpretadas por meio da análise de conteúdo. Verificou-se que os idosos com câncer com potencial de orquestração dos mecanismos SOC favorecem um envelhecimento bem-sucedido.

Palavras-chave : idoso; câncer; enfrentamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License