SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Intervenção cognitiva e psicoeducativa em pacientes por câncer colorretal em ensaios clínicos randomizados: revisão sistemáticaPanorama sobre a obesidade: do viés cultural aos aspectos psíquicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

MENDES, Juliana de Oliveira Hassel; BASTOS, Rita de Cássia  e  MORAES, Priscilla Machado. Características psicológicas e relações familiares na obesidade infantil: uma revisão sistemática. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 228-247. ISSN 1516-0858.

O objetivo deste artigo foi realizar uma revisão sistemática sobre sintomas de depressão, ansiedade e relações familiares de crianças obesas. Foi realizada pesquisa bibliográfica mediante a busca eletrônica de artigos indexados em bases de estudos científicos SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, Bireme, PubMed, Medline, Rbone e Ibpefex, utilizando os termos "obesidade infantil", "depressão", "ansiedade" e "relações familiares". As consultas incluíram o período de 2003 a 2019. A obesidade infantil alcança níveis cada vez maiores e sua ocorrência nesse púbico específico tem sido alvo de preocupação com grande significância na área da saúde. Neste artigo dá-se ênfase à obesidade infantil e suas consequências psicológicas como ansiedade e depressão, levando-se em conta a influência do ambiente, e principalmente das relações familiares. Ressalta-se ainda a relevância do tema e a importância da prevenção da obesidade infantil.

Palavras-chave : obesidade infantil; ansiedade; depressão; relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License