SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Panorama sobre a obesidade: do viés cultural aos aspectos psíquicosNarrativas sobre o câncer: um estudo clínico-qualitativo em cuidados paliativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista da SBPH

versão impressa ISSN 1516-0858

Resumo

GARCEZ, Nathaly Lamas  e  PORTELA, Marcos Vinícius Zoreck. Diagnóstico diferencial na clínica psicanalítica entre sintoma e fenômeno psicossomático. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 278-300. ISSN 1516-0858.

O presente trabalho tem como objetivo fomentar reflexões sobre o diagnóstico diferencial entre sintoma e fenômeno psicossomático (FPS). Esta questão surgiu a partir da experiência como residente de psicologia no Programa de Residência Integrada - Atenção à Saúde da Criança (PASCA) e do Adolescente do Hospital de Clínicas/UFPR (HC/UFPR), no atendimento ambulatorial de crianças e adolescentes, com idades de 8 a 13 anos, com dermatite atópica (DA). O acompanhamento de crianças com a dermatose, principalmente os casos graves, suscitou questionamentos sobre a direção de tratamento, na tentativa de se compreender se a doença se constitui como sintoma ou fenômeno psicossomático. Para auxiliar nas reflexões, foram apresentadas as características da clínica psicanalítica dentro de um hospital geral. Também foram retomados os conceitos: diagnóstico em psicanálise, sintoma em Freud e Lacan, e fenômeno psicossomático de Lacan. Por fim, conclui-se sobre a necessidade de estar atento sobre o estatuto do diagnóstico em psicanálise, sobre as categorias conceituais e sobre o lugar do psicanalista dentro do hospital, a fim de promover uma direção de tratamento baseada na ética da psicanálise.

Palavras-chave : diagnóstico diferencial; sintoma; fenômeno psicossomático; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License