SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Differential diagnosis between symptom and psychosomatic phenomenon in the psychoanalytic clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da SBPH

Print version ISSN 1516-0858

Abstract

SANTOS, Priscilla Andrewns dos  and  SERRALTA, Fernanda Barcellos. Narrativas sobre o câncer: um estudo clínico-qualitativo em cuidados paliativos. Rev. SBPH [online]. 2019, vol.22, n.2, pp. 301-324. ISSN 1516-0858.

Este estudo qualitativo exploratório teve como objetivo conhecer como o paciente oncológico em cuidados paliativos vivencia o seu processo de adoecimento. Realizou-se estudo clínico-qualitativo de casos múltiplos (n= 5) com pacientes de Hospital Geral da cidade de Porto Alegre, por meio de entrevistas semiestruturadas com pacientes, familiares e profissionais de saúde que cuidavam dos casos. Os resultados foram organizados em 4 categorias: 1) à sombra do histórico familiar- trata das considerações sobre a atribuição da influência da existência ou ausência de histórico familiar de câncer na busca tardia por acompanhamento médico e na identificação da doença; 2) tudo mudou - se refere às repercussões do câncer no cotidiano, vida relacional e self dos participantes; 3) Sobrevivendo em meio ao caos - descreve os mecanismos de defesa e demais recursos utilizados no enfrentamento da doença e suas implicações; 4) vida e morte - aborda a ambivalência de sentimentos experimentados pelos pacientes ao se depararem com a perspectiva de finitude. Observa-se que o câncer produz diversas alterações na vida dos pacientes e seus familiares, gerando não apenas sofrimentos, mas também novas formas de viver a vida e lidar com os conflitos.

Keywords : paciente oncológico; cuidados paliativos; psico-oncologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License